Cerno responde a Vannacci: “Deveria ficar em faixa protegida? A resposta é esta”
Cerno responde a Vannacci: volta de Due di picche na Rai2 reacende debate sobre liberdade de expressão e formato televisivo.
RESUMO ✦
Sem tempo? A Lili IA resume para você
Cerno responde a Vannacci: “Deveria ficar em faixa protegida? A resposta é esta”
Por Chiara Lombardi — Em um diálogo que funciona como um espelho do nosso tempo, Tommaso Cerno, diretor de Il Giornale, retoma hoje ao ar a segunda temporada de Due di picche, a breve faixa diária de informação que vai ao ar de segunda a sexta às 14h pela Rai2. A volta do programa reacende não apenas a discussão sobre formatos televisivos condensados, mas também o roteiro oculto da sociedade em torno da liberdade de expressão e dos limites do debate público.
Entre as polémicas que cercaram a estreia anterior, ganhou destaque a provocação do general Vannacci, que sugeriu que, por ser homossexual, Cerno deveria ocupar uma “faixa protegida”. A resposta do diretor foi direta e carregada de ironia: “A faixa das 14h já é tão protegida que é protegida pela democracia, pelas famílias, pelas pessoas normais a quem nos dirigimos. Se querem rebelar-se, que se rebellem — a sua proteção vem da liberdade, caro general.”
O contraponto de Cerno ressoa como um pequeno manifesto contra tentativas de silenciamento: “Se tirarem todos os gays da televisão, não sobra ninguém — teriam de colocar a publicidade das oito da manhã à meia-noite”, disse, sublinhando com fina acidez o absurdo de censurar vozes sob o pretexto de proteção.
O formato de Due di picche é propositalmente contido: “É um programa pequeno, uma carta pequena no meio de uma televisão feita de muitos espaços”, explica Cerno. A proposta editorial é clara e quase cartesiana — oferecer um ponto de vista distinto, provocar o debate, não repetir o que já foi dito. “Critiquem-me se eu disser algo que já ouvimos”, desafia o apresentador. Esse gesto editorial é, na minha leitura, um reframe da realidade televisiva: um convite para acordar o espectador em três minutos.
Nesta temporada, a edição ganhou novo estúdio, novas grafias e, como novidade mais significativa, a inclusão de um convidado em estúdio quando o tema exigir confronto direto. “Haverá um convidado — uma pergunta, quando ligada a um momento importante. Descobrimos que em três minutos também cabe um entrevistado”, conta Cerno, que deixa explícito o compromisso com o contraditório: não são convidados apenas aliados, mas vozes que antagonizam a opinião do condutor, para manter aceso o debate.
A primeira emissão aborda temas de alcance internacional e nacional: as eleições de midterm nos EUA, a situação política em Espanha e, entre pautas sensíveis, a vicenda de Garlasco. Sobre as polêmicas que acompanharam a primeira temporada, Cerno reage sem rodeios: para ele, o volume de críticas — de conferências de imprensa a insultos e ataques de todas as partes — é a prova de que o programa provoca e incomoda, e isso é, paradoxalmente, um indicador de sucesso. “Se três minutos da Rai provocam tanta reação, significa que Cerno realmente rompe os nervos; para mim, isso é um resultado absoluto”, afirma.
Como analista cultural, vejo em Due di picche um microcosmo da semiótica do viral: um formato curto que atua como lente de aumento sobre tensões públicas maiores — identidade, memória, polarização. A escala reduzida obriga à precisão, e a introdução de convidados promete intensificar o contraste de visões, mantendo o público acordado e a conversa em movimento. No fim, a série de três minutos é menos sobre tempo e mais sobre intensidade: é ali que se joga, muitas vezes, o roteiro da opinião pública.
Chiara Lombardi é analista cultural para Espresso Italia, especializada em comportamento, mídia e impacto social.

