Rede de advogados prepara 30 recursos à Consulta contra a nova lei eleitoral italiana
Rede prepara 30 recursos à Corte Constitucional contra a nova lei eleitoral, apontando seis potenciais inconstitucionalidades e pedindo revisão antes das eleições.
RESUMO ✦
Sem tempo? A Lili IA resume para você
Rede de advogados prepara 30 recursos à Consulta contra a nova lei eleitoral italiana
Por Giuseppe Borgo — A Rede por um voto livre e igual (Rete per un voto libero e uguale) apresentou na Câmara a estratégia coordenada para impugnar a nova lei eleitoral perante a Corte Constitucional antes das próximas eleições. A iniciativa junta constitucionalistas, advogados e cidadãos e tem um objetivo ambicioso: depositar cerca de 30 recursos nos tribunais dos 29 distritos de corte d'appello, mobilizando 99 profissionais do direito.
O movimento, coordenado por Pietro Adami, Enrico Grosso e Roberto Zaccaria, recebeu apoio informal de forças da oposição parlamentar, numa espécie de passagem de bastão das instituições para a sociedade civil. Foi também anunciado um fundo de solidariedade destinado a cobrir despesas processuais de eventuais recorrentes que venham a ser condenados em primeira instância.
Em apresentação pública, o constitucionalista Enrico Grosso mapeou seis perfis centrais que, segundo os promotores, podem configurar inconstitucionalidade da norma. O primeiro ponto atinge o chamado prêmio de maioria, criticado tanto por seus efeitos sobre a representatividade quanto por conectar a eleição de Câmara e Senado — duas casas que a Constituição trata como autônomas.
O segundo eixo de contestação incide sobre o mecanismo de atribuição de cadeiras, questionado quanto ao equilíbrio entre os votos recebidos e a representação efetiva no parlamento. O terceiro argumento refere-se à liberdade de voto e ao direito dos eleitores de conhecerem o impacto do seu sufrágio sobre a seleção dos parlamentares — ponto em que, para os autores do recurso, o eleitor estaria em desvantagem informativa.
O quarto aspecto envolve a paridade de acesso e o equilíbrio de gênero: a possibilidade de listas com capilistas bloqueados integradas majoritariamente por um único gênero pode comprometer a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres.
O quinto perfil contesta a previsão de indicação obrigatória do candidato à presidência do Conselho por cada lista. Grosso argumenta que essa imposição força todas as formações a se apresentarem com vocação governista, quando algumas podem legítima e republicanamente aspirar a um papel de oposição, além de levantar dúvidas sobre as prerrogativas do Presidente da República na formação do Governo.
Por fim, o sexto ponto aponta para o número excessivo de assinaturas exigidas para listas que não estão representadas nas Câmaras, em contraste com as isenções reconhecidas às formações já presentes. Essa desigualdade, segundo os recorrentes, pode violar o princípio da razoabilidade e o direito de acesso igualitário às candidaturas.
Os recursos se apoiarão em questões de legitimidade constitucional precisas, algumas delas ancoradas em precedentes já firmados pela Corte. A esperança dos autores é que a Corte aborde ponto a ponto as disposições contestadas — eliminando o que for ilícito, mas preservando uma lei eleitoral aplicável que não derrube de um só golpe os alicerces do sistema representativo.
A tempística permanece dependente do calendário dos tribunais e das fases processuais seguintes. Os promotores traçam um percurso possível em cerca de três meses e consideram realista obter uma pronúncia a partir de fevereiro, a tempo das eleições, mas sublinham que se trata de previsão e não de garantia: o andamento dependerá do ritmo dos juízos e das decisões intermediárias.
Esta é, em última instância, uma tentativa de construir uma ponte entre a sociedade civil e os mecanismos de controle institucional — usar o peso da caneta judicial para manter a arquitetura democrática em equilíbrio e evitar que mudanças nas regras do jogo eleitoral criem barreiras à representação e à igualdade de acesso.

