Totò: o príncipe da risada que incomodava as elites progressistas
Como Totò se tornou o príncipe da risada amado pelo público e desconcertante para as elites progressistas: análise cultural e legado do filme de 1956.
RESUMO ✦
Sem tempo? A Lili IA resume para você
Totò: o príncipe da risada que incomodava as elites progressistas
Há filmes que funcionam como espelhos do nosso tempo: refração de desejos, tensões e linguagens populares que o cânone intelectual frequentemente recusa. Um exemplo exemplar dessa contradição cultural é Totò, o príncipe da risada, cuja comicidade — ao mesmo tempo física, verbal e identitária — fascinava multidões e irritava as chamadas élites progressistas.
Saído na véspera do Ferragosto de 1956, Totò, Peppino e... la malafemmina, dirigido por Camillo Mastrocinque, converteu-se num fenômeno de bilheteria: quase quatro milhões e meio de ingressos vendidos. O filme, que unia Totò e Peppino De Filippo em sua habitual dinâmica de irmãos — confusão, mal-entendidos e um carinho profundo pelo folclore napolitano — surfou numa Itália que buscava rir de si mesma depois das austeridades da guerra e das transformações urbanas do pós-guerra.
Mas o sucesso popular não se traduzia em aclamação crítica. As críticas vindas das revistas e círculos intelectuais de tendência progressista frequentemente definiam a comicidade de Antonio De Curtis (nome verdadeiro de Totò) como plebeia, redundante, até mesmo vulgar. Havia aí um descompasso simbólico: o riso que popularmente curava embaraços cotidianos era visto pelo cânone como um obstáculo ao cosmopolitismo estético que a Europa ocidental começava a cultuar.
O caso de Totò é valioso justamente porque nos obriga a perguntar o porquê desse desdém. Não se tratava apenas de uma diferença de gosto, mas de uma disputa sobre a memória cultural e o que merecia ser valorizado numa Itália em reconstrução. A comicidade de Totò incorporava dialetos, gestualidade teatral e uma ironia que desmontava pequenos poderes locais — traços que conversavam com as camadas populares e que, para muitas elites, soavam como um “recuo” frente às agendas modernizantes.
Do ponto de vista semiótico, a performance de Totò funciona como um reframe: ela reposiciona a experiência cotidiana no centro da narrativa nacional. Suas caretas, jogos de palavras e timing perfeito não são apenas instrumentos de riso; são um roteiro oculto da sociedade, que expõe hipocrisias, pequenos autoritarismos e a persistência de identidades regionais num país que procurava unidade.
Ao revisitar filmes como Totò, Peppino e... la malafemmina, percebemos que o riso popular guarda uma tenacidade histórica. É um eco cultural que desafia as hierarquias estéticas e reclama um lugar na lembrança coletiva. Por isso, a rejeição das elites progressistas nunca foi apenas censura estética: foi uma tentativa de curar um descompasso entre memória e projeto de nação.
Como analista cultural, não procuro reduzir Totò a um ícone folclórico nem transformá-lo em São da Tradição; vejo-o antes como um índice — um ponto de observação privilegiado sobre o que a Itália foi e continua a ser. Em seu riso, há a desconstrução de uma seriedade que muitas vezes pretendeu comandar o sentido comum. E isso, por si, explica por que seu cinema continua a medir os contornos de nossa própria história afetiva.
Curiosidade final: o título do filme remete à famosa canção "Malafemmena", escrita por Totò anos antes, outra peça que atravessa as fronteiras entre entretenimento de massa e emoção íntima — tão típica do seu legado, tão difícil de enquadrar nas gavetas das elites.

